Apresentação

 

   Este blog surge no âmbito da Intervenção Pedagógica realizada na valência de Educação de Infância, inserida na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional VI do 1º Ciclo de Licenciatura em Educação Básica.

    Esta intervenção foi realizada em dois contextos distintos que compreendem o Infantário Donamina e a Escola de 1º ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha.

    Estas duas experiências apresentaram-se como uma oportunidade única de manter um contato com duas realidades distintas, bem patentes nos documentos e posts disponibilizados.

    O blog surge como uma ferramenta que, a nível de estrutura permite uma maior flexibilidade de abordagem a vários aspetos da nossa prática. Por sua vez por parte de quem o visita é uma forma apelativa de tomar conhecimento do seu contéudo. Acrescenta-se a vantagem de o visitante ter a oportunidade de expressar a sua opinião, o que remete para a funcionalidade do blog como um instrumento de partilha e incentivo à contrução de novas aprendizagens.

 

 

Agradecimentos

 

    Todo este trabalho não poderia ter sido realizado se não tivessemos o apoio incondicional de um conjunto de indivíduos envolvidos em todo o processo que culmina neste blog. Todos eles contribuiram de forma singular e significativa para o enriquecimento da nossa formação pessoal e profissional.  A eles gostaríamos de deixar a nossa palavra de agradecimento.

    Em primeiro lugar, queremos agradecer às crianças por nos terem proporcionado bons e construtivos momentos de aprendizagem, pois com estes pequenos artistas tivemos oportunidade de crescer.

     Queremos também deixar uma palavra de apreço à Professora Guida Mendes, pelo apoio prestado e pela oportunidade que nos proporcionou de vivienciar estes momentos gratificantes.

      Em segundo lugar queremos agradecer a todos aqueles que estiveram presentes e nos acompanharam na prática pedagógica, nomeadamente aos Diretores das Instituições e às Educadoras cooperantes, Adelaide Ribeiro, Cátia Catanho,  Magna Ferreira, Mónica Meneses e Nádea Abreu.

        Finalizamos com um agradecimento a todos aqueles que, embora aqui não mencionados, também foram importantes nesta caminhada.

Infantário Donamina

 

Caracterização do Meio: Santa Luzia

Figura 1- Mapa do Concelho do Funchal

Fonte: https://www.dholmes.com/master-list/madeira/funchal.html

 

    Santa Luzia é uma freguesia do concelho do funchal com aproximadamente 5866 habitantes, caracterizada  por ter um grande número de habitações e escolas. Não se trata de uma freguesia muito grande sendo que os seus limites vão desde o centro da cidade do Funchal até a meia encosta da ilha, mais precisamente limitado pelas seguintes ruas: Torrinha, Levada de Santa Luzia, Torreão, Comboio, 31 de Janeiro, Bom Jesus, João de Deus.

    Esta freguesia é mais conhecida pelas suas ruas do que pelo nome dos sítios, pois teve ao longo do tempo infraestruturas importantes. A população da freguesia exerce no geral atividades ligadas ao comércio, indústria e agricultura. Contudo, esta última atividade não é tão praticada como as outras.

 

Caracterização do Infantário

 

    O Infantário Donamina situa-se na Rua do Pina no Funchal é um edificio gerido pela Cruz Vermelha, uma instituição humanitária, fundada em 1864 e pertence a freguesia de Santa Luzia. O infantário iniciou o seu funcionamento em 11 de Outubro de 1993 e a dezanove desse mesmo mês foi inaugurado.

    Construído num prédio rústico com 1000m2 doado em 1983 à CVP pela benemérita Sra. Dª Guilhermina Celestina Ferreira Serafim, o Edifício “Donamina”, diminutivo por que a Senhora era conhecida, é um projecto idealizado pela Direcção da Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, projectado pelo Srº Arquitecto Fernando Machado e construído pela FRG.

    É composto pelo infantário, armazém, parque de estacionamento e ginásio equipado para a prática de várias modalidades e utilizado pelas crianças do infantário.

 

Recursos Humanos

 

    Tem capacidade para receber 59 crianças entre os três e os cinco anos, sendo que para o ano irá também funcionar como berçário. A sala Rosa, dos 3 anos, tem vinte crianças, a sala verde, dos 4 anos, tem dezoito crianças e a sala azul, dos 5 anos, tem vinte e uma crianças.

    Para além dos recursos humano supra referidos, a instituição dispõe ainda dos encarregados de Educação e família, do condutor da carrinha da CVP, dos professores das atividades de Enriquecimento Curricular, dos professores das Atividades Extra, fotógrafo, Presidente CVP, dos serviços administrativos e da comunidade em geral.

 

Recursos Materiais

 

            O infantário tem disponível vários tipos de material, tal como: material de desperdício, didático, de desgaste, meios audiovisuais e autocarro.

 

Recursos Físicos

 

          O infantário dispõe dos seguintes recursos: recreio, polivalente, jardins, piscina Donaolga de Brito, Comunidade envolvente, entre outros. 

 

Projeto Educativo de Escola

 

    O Projeto Educativo de Escola tem como tema para este ano letivo A Arte à nossa volta. Sendo que o projeto tem a duração de três anos, durante os quais os temas a abordar serão diferentes tendo já em conta que nos próximos dois anos a constituição interna do estabelecimento vai sofrer alterações, passando de Infantário para creche. Deste modo este projeto durará até o ano de 2014.

 

Oferta Educativa

 

            A instituição disponibiliza várias atividades tendo em conta as necessidades e interesses das crianças. Essas atividades possibilitam um desenvolvimento mais completo e enriquecedor para todas as crianças. Essas atividades, conhecidas por atividades de enriquecimento curricular englobam a Natação, a Música, o Inglês e a Motricidade. Cada uma delas dada por um professor especializado na área, sendo todas no Infantário Donamina à exceção da Natação e Informática que são desenvolvidas no Complexo Dona Olga de Brito.

 

Intervenção pedagógica: Marco Ramos

Sala Rosa - 3 anos

 

Caracterização do grupo da Sala Rosa

 

Caraterização do Grupo da Sala Rosa.pdf (58 kB)

Intervenção Pedagógica: Ana Olim

Sala Verde - 4 anos

 

Caracterização do Grupo da Sala Verde

 

Caracterização do grupo Sala Verde.pdf (53,1 kB)

Tabela de caracterização sócioeconómica familiar - Apêndice B

Intervenção Pedagógica: Sandra Correia

Sala Azul - 5 anos

 

Caracterização do grupo da Sala Azul

 

Caracterização do Grupo Sala Azul.pdf (134 kB)

Caracterização da Sala Azul

 

Caracterização Sala Azul.pdf (224,1 kB)

Reflexão Conjunta

 

Reflexão Conjunta.pdf (98,5 kB)

GALERIA DONAMINA

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Escola do 1º Ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha

 

Caracterização do Meio

 

    A Escola do 1.º Ciclo com pré-escolar da Fonte da Rocha está localizada no  Concelho de Câmara de Lobos , Freguesia de Câmara de Lobos, Impasse da Fonte da Rocha, n.º 1.

    O concelho de Câmara de Lobos está limitado a leste pelo concelho do Funchal, a oeste pelo Concelho da Ribeira Brava, a Norte pelos Concelhos de Santana e São Vicente e a Sul pelo Oceano Atlântico. É constituída por cinco Freguesias: Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra, Quinta Grande, Curral das Freiras e Câmara de Lobos. Esta última freguesia está confinada a este pela Ribeira dos Socorridos, a norte pela freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, a Oeste Quinta Grande a Sul pelo respetivo oceano supracitado. Apresenta uma área de cerca 7,62 km² de área e 14.842. habitantes.

Figura 2 – Mapa do Concelho de Câmara de Lobos

Fonte:https://old.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=266

 

Breve resenha histórica da freguesia de Câmara de Lobos

 

 

A Freguesia de Câmara de Lobos foi criada em 1835.

A toponímia desta Freguesia remonta aos princípios dos descobrimentos oficiais do Arquipélago da Madeira, aquando do reconhecimento da costa por João Gonçalves Zarco, que devido à afluência de lobos marinhos na baía de Câmara de Lobos que, por sinal, apresentava uma configuração com forma de lapa simulando uma câmara, como descrito no livro As Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso, designou o nome de Câmara de Lobos.

 

Serviços e infraestruturas

 

    A Freguesia dispõe de uma vasta rede de serviços nomeadamente, serviços de saúde, educação, socioculturais que servem a população. Está ainda, recheada de várias infraestruturas que sustentam estes mesmos serviços.

    Salienta-se que esta Freguesia integra bairros sociais, sendo um deles o Bairro da Nova Cidade. Todos estes têm, igualmente, um acesso privilegiado aos serviços e aos acessos a nível de transporte e comunicações.

 

Economia

 

    A principal atividade económica desta Freguesia é a atividade piscatória que, embora nos nossos dias, não se apresente com tanto peso, constitui a sua principal atividade.

    Esta Freguesia concentra várias empresas na zona industrial que também contribuem para o seu desenvolvimento. Além disso, o ramo turístico também surge com algum relevo. Sendo assim, os sectores secundários e terciárias estão em crescimento nesta Freguesia.

 

Caracterização da Escola

 

    A Escola do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha contempla os níveis de escolaridade do Pré-escolar, 1.º Ciclo e Ensino Recorrente, sendo uma escola caracterizada como Escola a Tempo Inteiro. Foi inaugurada no dia 29 de Setembro de 2001.

    No que respeita ao seu funcionamento, devido ao seu caracter acima referido, esta atua em três turnos. No turno da manhã estão a decorrer as aulas das turmas dos primeiros e segundos anos e no turno da turma decorrem as aulas dos terceiros e quartos anos. Por sua vez, o Pré-escolar funciona a tempo inteiro. O Ensino Recorrente decorre no turno noturno, num horário de três horas. Salienta-se que as Aulas de Enriquecimento Curricular funcional no turno contrário ao das Aulas Curriculares, ou seja se uma turma tem as Aulas Curriculares de manhã, neste caso, as Aulas Enriquecimento Curricular decorrem à tarde e vice-versa.

 

 

 

 

Figura 3 – Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha.

Fonte:https://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/escola_basica_1_ciclo_fonte_rocha.html

 

Recursos Físicos   

 

    A Escola do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha é uma infraestrutura com alguma dimensão.

    O exterior deste edifício é constituído por diversos espaços: um pátio coberto, um campo desportivo, um ginásio e uma horta pedagógica. Além disso, apresentam outros espaços que servem de apoio às atividades ou de apoio logístico às atividades realizadas no exterior (balneários masculinos e femininos; arrecadação desportiva).

    O interior da instituição constitui-se por três pisos. No piso zero temos o Hall de entrada; Sala de Funcionárias; Sala de Atendimento aos Encarregados de Educação; Instalações Sanitárias Masculinas e Femininas. (Projeto Educativo de Escola, 2009/2012). No piso um, encontram-se salas e outras estruturas direcionadas para o apoio ao pré-escolar, bem como outras estruturas de logística e de apoio à escola no geral. Sendo assim, este piso é constituído por Duas salas de Pré-escolar; Instalações Sanitárias afetas ao Pré-escolar; Arrecadação para o Pré-escolar; Instalações Sanitárias para Alunos e Alunas do Primeiro Ciclo, para Funcionários e Professores; Biblioteca; Sala de Professores; Gabinete de Apoio Ensino e Educação Especial; Refeitório; Cozinha; Despensa. (Projeto Educativo de Escola, 2009/2012). O último e segundo piso, está mais direcionado para o 1.º Ciclo, para o apoio administrativo e para a Direção, apresenta ainda várias salas de várias áreas curriculares e estruturas de apoio à escola no geral. Segundo do Projeto Educativo de Escola (2009/2012) o segundo piso é constituído por quatro salas de aula; quatro salas para as áreas de enriquecimento curricular: Sala 1 – Expressão Plástica; Sala 2 – Expressão e Educação Musical e Dramática; Sala 3 – Língua Estrangeira: Inglês; Sala 4 – Tecnologias da Comunicação e Informática; Duas áreas de arrumos – Arrecadação 1 – Material de Limpeza, Arrecadação 2 – Material Escolar; Gabinete Administrativo; Gabinete da Direção. (Projeto Educativo de Escola, 2009/2012)

 

Recursos humanos  

 

    O funcionamento desta Instituição educativa conta com um total de vinte e seis profissionais na área de docência: um Diretor, um professor de Expressão e Educação Musical e Dramática , três professores de Ensino Especial, dois professores de apoio, um professor de Expressão e Educação Físico-motora, um professor de Expressão Plástica, um professor de Inglês, um professor de TIC, dois professores do Ensino Recorrente, cinco Educadoras de Infância e oito professores curriculares.

 

Projeto Educativo da Escola do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha

 

    O Projeto Educativo de Escola da Escola do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Fonte da Rocha, Crescer a Aprender, está direcionado para uma melhor integração dos alunos, promovendo o sucesso educativo, apostando no desenvolvimento de uma cultura de qualidade.

    Este Projeto de Escola foi elaborado tendo em conta a construção de uma Escola com a colaboração de todos, baseada na afirmação de valores, tais como a igualdade de direitos, igualdade de oportunidades, o respeito e o direito à diferença.

 

 

Caracterização da Sala Pré II

 

Planta da sala da Pré II.pdf (113,3 kB)

Caracterização da salaPré.pdf (377,5 kB)
 

 

Caracterização do Grupo Pré II

Caracterização do grupoPré.pdf (231,7 kB)
 

 

Fotos Fonte da Rocha

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Conclusão Geral

 

    A elaboração deste blog revelou-se muito importante para todos os elementos do grupo, pois permitiu-nos demonstrar todas as aprendizagens adquiridas ao longo das nossas práticas.

    O nosso grupo teve a particularidade de poder realizar a prática em dois contextos distintos. Embora todos os elementos não passassem pelas mesmas vivências, aquando da realização do blog, foi inevitável a partilha de aprendizagens. Neste aspeto o blog surge como um optimo instrumento de partilha e consolidação de conhecimentos, apresentando uma mais valia, pois não só pudemos realizar trocas de experiências intragrupais, como também podemos estender estas vivências a um nível maior.